Todo ano a igreja cátolica no Brasil realiza uma campanha, onde discute temas que são de grandes relevâncias para a sociedade, esse ano a campanha da fraternidade trás como tema: Fraternidade e saúde pública e o lema: que a saúde se difunda sobre a terra. Tema esse que abrira um grande discursão sobre a verdadeira situação da saúde pública, que mesmo nós tendo o maior programa de saúde pública do mundo o SUS, encontramos muitas dificuldades para o atendimento de qualidade, são filas e mais filas nos hospitais, falta de rémedios, falta uma assitência digna.
Também encontramos no meio de tudo isso muitos "profissionais" desqualificados, que tratam o paciente de forma repudiavel muitas vezes medicam de forma aleátoria sem antes mesmo de lhe escutar, mostrando assim o desprezo e deixando de lado todo seu juramento humildade, mas deixo aqui resistrado o meu sincero aplauso a minoria que se dedica verdadeiramente a essa causa e tenta amenizar o sofrimento e a dor de muitos.
Sabemos que com esse tema colocado pela igreja, teremos um imenso debate, a igreja entrara com tudo nessa discurssão como sempre apresentando propostas para uma saúde mais justa e igualitária onde todos tenham acesso, já aproveitando esse ano eleitoral mesmo sabendo que muitos politicos pelo Brasil a fora tentarão a todo custo fazer desse debate um palanque político. Devemos cobrar e exigir de nossos representantes mais compromisso com a saúde que caminha a passos lentos e se mostra "doente". Em principal nas cidades de interior que sofrem com a falta de uma assistência através dos seus PSFs, muitas vezes porque o médico não aceita o sálario achando ser baixo, é que acontece muitas vezes porque o mesmo além de trabalhar em hospitais públicos tem suas clínicas se sobrecaregando e pela lógica de muitos não interessa atender a massa pobre. Lembrando também que muitos governantes não dar condição de trabalho, falta material e o principal honestidade com o dinheiro público para aplicar de forma verdadeira.
TRECHOS DO HINO Cf 2012:
Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário