sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Consulta do IPVA 2016 é liberada pela internet


Consulta do IPVA 2016 é liberada pela internet

Os proprietários de veículos no Estado da Paraíba já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016. A Secretaria de Estado da Receita publicou no Diário Oficial do Estado a lista com os valores do tributo, que pode ser também acessado pelo endereço eletrônico no link http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-12-12-2015-IPVA-TOTAL.pdf

Para identificar o valor do IPVA, os donos dos veículos precisam apenas saber algumas características como, por exemplo, ano de fabricação e a descrição do modelo para identificar o valor do tributo que será pago em 2016. O IPVA de cada veículo sofre alterações com as especificações de cada um dos modelos, que estão divulgados no período compreendido de 2001 a 2015.

O valor de mercado de cada veículo foi definido pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), tomando como base a pesquisa regional. Dados do Detran-PB mostram que a frota atual da Paraíba já ultrapassou 1,1  milhão de veículos, sendo 45% de motocicletas e outros 55% de automóveis.

O calendário de pagamento do IPVA 2016 já foi publicado no Diário Oficial do Estado. O pagamento do tributo começa com os proprietários das placas de veículos terminadas em 1 e 2. Os boletos deverão ser enviados para os proprietários via Correios no início de janeiro. A data limite para o pagamento do tributo será até o dia 29 de janeiro.  O escalonamento do pagamento do IPVA, de acordo com o final da placa, vai de janeiro a agosto. O Governo do Estado vai assegurar novamente o desconto de 10% para o proprietário que optar pelo pagamento à vista do tributo em cota única.

Outra opção é o parcelamento em três vezes mensais sucessivas, mas o valor mínimo não poderá ser menos que duas unidades fiscais de referência do Estado da Paraíba (UFR-PB). Atualmente, cada UFR-PB é de R$ 42,65. Já o escalonamento de pagamento do IPVA vai de janeiro a agosto de 2016, dependendo do final da placa.


 

Mais PB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário