A partir de desta terça-feira (9), os clientes
da operadora Oi que usarem todo o pacote de internet móvel que foi
contratado terão o serviço de navegação suspenso. A mudança vai valer
para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora. Quem
quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de
dados ou contratar um pacote adicional avulso. Outras operadoras também
vão adotar a mudança no sistema ainda neste ano.
A mudança na cobrança
da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente pela
operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da
franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. Segundo a Oi, o
fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por
pacotes adicionais, é uma tendência mundial por garantir melhor
experiência de navegação aos usuários de internet móvel.
A partir do dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos pré-pago
e controle também terão a internet bloqueada após atingirem o limite de
dados do plano contratado. Para continuar navegando, eles poderão
adquirir pacotes adicionais de franquia. Segundo a Claro, os clientes já
estão sendo informados das novas medidas, que permitirão que os
clientes usem seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem
reduzí-la após o consumo de sua franquia.
A
Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de
Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do próximo dia 30 para
os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do
Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso
do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa
diz que já avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos, que deverá
ser implementado nos próximos meses para os clientes de planos pré-pagos
e controle de outros estados, bem como para os usuários pós-pagos.
A TIM vai
adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia
somente para os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que
garante envio ilimitado de mensagens por meio do aplicativo. A operadora
diz que continua avaliando as diferentes possibilidades e não prevê
qualquer ajuste em seus planos atuais. “Os clientes necessitam de
franquias cada vez maiores e de uma experiência de internet de alta
qualidade e, nesse contexto, o modelo de redução de velocidade após o
consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço”, diz a
operadora.
Segundo a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor
permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de
cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços
de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de
serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com
antecedência mínima de 30 dias.
EBC
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