A partir do dia 1 de janeiro de 2015 vai entrar em vigor a cobrança por “bandeira tarifária” para os mais de 1,3 milhão de consumidores de energia elétrica na Paraíba. As bandeiras são das cores verde, amarela e vermelha, e indicam os possíveis acréscimos que o consumidor vai sofrer na tarifa caso as condições de geração de energia, no subsistema pertencente à região em que o consumidor está localizado, sofram alterações.
Os acréscimos variam de acordo com a cor da bandeira. A bandeira verde significa que as condições para geração de energia estão boas e o consumidor não terá aumento extra na tarifa. Já a bandeira amarela sinaliza condições menos favoráveis, resultando em um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (Kwh) consumidos. A bandeira vermelha sinaliza más condições de geração de energia, tendo um aumento de R$ 3 a cada 100 Kwh consumidos.
Para janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já definiu a cor da bandeira, que vai vigorar em todo o país, como sendo vermelha, com acréscimo na conta. Para os meses seguintes, as tarifas de energia informaram ao consumidor a cor da bandeira. Previamente, a ANEEL divulgou o calendário das bandeiras, mas pode sofrer alterações.
Veja abaixo o calendário completo das bandeiras tarifárias para 2015:
Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário