segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Preto no branco: confira o que é mentira e o que é verdade no debate dos candidatos

O blog Preto no Branco, do Jornal O Globo, fez um levantamento de algumas afirmações dos candidatos no debate deste domingo (19) e checou o que ofi verdadeiro ou mentiroso.
Confira:

Aécio e hidrovias
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, falou sobre obras em hidrovias afirmou que:
"As hidrovias anunciadas estão todas elas no papel"

Segundo o site do PAC 2 sobre hidrovias, um total de 57 empreendimentos entraram no programa federal. Desse total, 16 aparecem como "concluídas" e oito como "em obras". Entre elas, está a hidrovia Tietê- SP.
---
Dilma e delegacias em MG
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, falou sobre a Segurança Pública em MG e afirmou que:
"Dos 853 municípios de Minas, 443 possuem delegacias, os outros não possuem"


Segundo o site da Polícia Civil de Minas Gerais, apenas 18 municípios mineiros não possuem delegacias. Pelas contas da presidente Dilma, seriam 410 municípios sem instalações da Polícia Civil.

As cidades sem delegacias em Minas são: Abre Campo, Açucena, Aracitaba, Belo Oriente, Bom Repouso, Caratinga, Carneirinho, Congonhal, Dores do Campo, Ipaba, Jacutinga, Mário Campos, Matipó, Mesquita, Monte Sião, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista e Timóteo.

---

Dilma e TCE-MG
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, leu uma frase que ela atribuiu a um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:
"Conselheiro do TCE diz que 'é duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como despesa com Saúde'".



De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o conselheiro Sylo Costa, em reunião de conselheiros que analisou a distribuição de recursos para a saúde em Minas Gerais, realmente afirmou que: "Tenho de confessar que é duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como despesa com Saúde. Entendo que despesa com Saúde tem de ser aquilo que é gasto com o SUS – Sistema Único de Saúde".

---

Dilma e Samu
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou que:
"O SAMU atende 149,9 milhões de pessoas"

Segundo o Ministério da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende 149,9 milhões de pessoas e possui 3.181 unidades móveis.
---
Aécio e Vaccari Neto
CRISTINA TARDÁGUILA19.10.2014 22h50m
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, falou sobre a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Nesse momento, citou o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e afirmou que:
"Em Itaipu, ele (Vaccari) tem crachá"

Segundo o site de Itaipu Binacional, João Vaccari Neto aparece como membro do "conselho de administração".
---
Dilma e desemprego
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou que:
"O desemprego no Brasil é de 5%, a menor taxa da história".

Segundo série histórica do Ipeadata, a taxa de desemprego no Brasil em agosto deste ano (o último dado disponível) é mesmo de 5%, mas, durante o governo Dilma, a taxa chegou a ser ligeiramente menor. Em dezembro de 2013, por exemplo, a taxa foi de 4,3%.
---
Aécio e crescimento
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, falou sobre crescimento do país e afirmou que:
"É o FMI que diz que a expectativa de crescimento (do Brasil) é de 0,3%"



Segundo a última projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), a expectativa de crescimento do Brasil é de 0,3%. O dado foi alterado no último dia 7. Anteriormente, a projeção de crescimento era de 1,3%.

---

Aécio e Simples
LUIZ ERNESTO MAGALHÃES19.10.2014 22h31m
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirmou que:
"Nos criamos o simples no governo Fernando Henrique"

A legislação original do Simples foi estabelecida pela Lei 9.317/1996 (Lei das Empresas e microempresas de pequeno porte). A lei foi sofrendo alterações ao longo dos anos.
legislação atual é de 2006 tendo sofrido alterações para expandir o enquadramento na legislação nos últimos anos.
---
Dilma e Supersimples
CRISTINA TARDÁGUILA19.10.2014 22h23m
No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, falou sobre a criação do Supersimples e afirmou que:
"140 tipos de negócios foram incluídos no Supersimples"
Segundo o blog do Planalto, a reforma no Simples Nacional, sancionada no dia 7 de agosto pela presidente, beneficiará 142 categorias profissionais que antes não poderiam contar com esse regime tributário. 


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário